Levantamento da Kaspersky Lab também concluiu que 34% dos brasileiros esquece ou nem tenta se lembrar dos sites e apps em que compartilharam seus dados financeiros

Cibercriminosos pegam carona nas promoções de final de ano para também tirar a sorte em todo tipo de cybergolpe, incluindo aí técnicas para roubar credenciais de internet banking e de lojas online. Segundo relatório da Kaspersky Lab “Da alegria das festas ao pânico das senhas: como administrar seu dinheiro online neste Natal”, as compras online são uma das atividades mais comuns na internet, abaixo apenas do e-mail. Embora a maioria das pessoas no Brasil (96%) esteja ciente das ciberameaças financeiras, 36% já deixaram suas credenciais financeiras caírem em mãos erradas.

A conveniência das compras online pode ser muito atraente, mas algumas pessoas ainda estão preocupadas com o nível de proteção dos pagamentos online. Infelizmente, este receio é justificável. A pesquisa mostrou que, dentre os 36% cujas credenciais financeiras foram comprometidas, um quarto (27%) nunca conseguiu resgatar seu dinheiro. Entre os motivos que colocam as finanças dos usuários em risco estão a dificuldade de controlar credenciais de pagamento após o uso em diferentes plataformas de e-commerce e a variedade de métodos de pagamento disponíveis.

O mesmo estudo também descobriu que quase metade dos brasileiros (47%) tem como maior preocupação a possibilidade dos cibercriminosos acessarem suas credenciais financeiras. Entretanto, um terço (34%) dos respondentes afirmou que esquece ou nem tenta se lembrar dos sites e aplicativos em que compartilharam seus dados financeiros.

Outra conclusão agravante, segundo a Kaspersky Lab, é que para assegurar que suas credenciais de pagamento sejam fáceis de encontrar e de se lembrar, 12% dos brasileiros armazenam essas informações em seus próprios dispositivos. Isto pode tornar a experiência de compra algo mais conveniente, porém, se o dispositivo for perdido ou roubado, o usuário corre o risco de perder dinheiro (além de dados pessoais). O prejuízo fica ainda maior se considerarmos o acesso ao Internet Banking, já que o dobro de brasileiros (24%) também mantém esta informação nas anotações do smartphone.

Entre os meios de pagamento favoritos dos brasileiros estão os boletos bancários, cartões de débito e crédito, transferências diretas entre contas bancárias e carteiras eletrônicas, como o PayPal. Porém, cresce a popularidade de outros métodos de pagamento. Graças aos smartphones e smartwatches, os consumidores não precisam nem carregar sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Isso ajudou a tornar os pagamentos com dispositivos sem contato, como PayPass, Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay, mais comuns. No Brasil, quase metade dos consumidores (47%) já utiliza esse método regularmente, segundo a pesquisa.

“No Brasil, a BlackFriday e as festas de fim de ano são o período com maior concentração dos golpes online, visando roubar dados das vítimas e causar prejuízo financeiro. O golpe predileto é o phishing, pois muitas vezes basta capturar a senha para que a fraude se concretize. É necessário que as pessoas estejam sempre alertas ao fazer compras e acessar serviços financeiros online, proteger esses dispositivos hoje é uma necessidade”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Para garantir a segurança das compras online, a Kaspersky Lab recomenda usar uma solução de cibersegurança capaz de proteger transações online e manter as credenciais de compras seguras.

Fonte: IDGNow

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