Susana Ayarza, Diretora de Marketing do Google, apresenta três iniciativas que visam desenvolver as habilidades dos brasileiros, trazendo oportunidades de carreira, de renda e de crescimento pessoal agora e no futuro.

Muitas vezes, só precisamos de uma força para nos sentirmos capazes de realizar aquilo a que aspiramos. As pessoas que estão ao nosso redor têm um papel fundamental nisso, mas também precisamos de ferramentas e recursos. E nós, do Google, acreditamos que a tecnologia tem uma função-chave nessa jornada de autoconfiança.

Vejamos o exemplo do Caíque. Morador de uma pequena cidade no litoral da Bahia, ele encontrou na fotografia uma maneira de se conectar com o mundo e de ganhar autoconfiança, já que um problema físico lhe trouxe dificuldades, como bullying e depressão. Usando a tecnologia, ele aprendeu a dar visibilidade e rentabilidade ao seu trabalho, que já foi publicado em grandes revistas internacionais de moda.

 


Histórias como a do Caíque estão por trás dos números que mostram o impacto do digital no crescimento social e econômico do Brasil. Queremos que as pessoas usem a tecnologia para se sentirem confiantes e criarem suas próprias oportunidades de desenvolvimento, concretizando a vontade de alcançar suas aspirações, de crescer e de encontrar a alavanca certa para seus sonhos.

O digital empoderando empreendedores

Em parceria com a McKinsey, criamos o primeiro índice para monitorar o nível das competências digitais entre os brasileiros. Com esse estudo, descobrimos que os brasileiros conectados já dominam competências básicas, como navegação e consumo de conteúdo. Mas ainda existe uma grande oportunidade de desenvolver habilidades mais sofisticadas, que podem melhorar consideravelmente a renda das pessoas.

O estudo prevê que o treinamento e desenvolvimento das competências relacionadas ao digital podem aumentar o PIB em R$ 70 bilhões até 2025, com um incremento potencial de 40% do salário mínimo. Esse é um aumento substancial, principalmente porque só acontecerá se mais e mais pessoas forem capacitadas a realizar aquilo a que elas aspiram.

Empoderar empreendedores, pessoas em busca de trabalho, professores e jornalistas é um trabalho de longo prazo. Por isso, em 2017 criamos o Cresça com o Google, um programa que capacita brasileiras e brasileiros para as transformações tecnológicas de agora e do futuro, e para as demandas que surgem com elas. Esse é um esforço que busca construir pontes entre capacitação técnica, autoestima e uma nova geração de empreendedores.

O Cresça com o Google já treinou 10 milhões de pessoas no mundo; mais de meio milhão somente no Brasil. Em 2018, o programa fez treinamentos presenciais em cinco cidades do Nordeste, e em 2019, além dos treinamentos online, estamos levando a formação presencial do Cresça com o Google para outras capitais e regiões do país.

3 iniciativas que usam tecnologia para transformar o Brasil

Capacitação para o suporte do futuro

Com o desenvolvimento do digital, também cresce a demanda por profissionais especializados em dar suporte às ferramentas que auxiliam as profissões de hoje e de amanhã. Assim, para construir as tecnologias do futuro, também precisamos capacitar novos desenvolvedores e profissionais de suporte e infraestrutura.

Por isso, estamos lançando o Certificado Profissional de Suporte de TI do Google, um programa de treinamento online que habilita pessoas para cargos de suporte em TI. Sem requisição de experiência prévia, os alunos iniciantes podem se capacitar para o trabalho de analista de suporte de TI em um período de 8 a 12 meses. A formação também inclui o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Esse certificado já foi implementado nos Estados Unidos, com uma repercussão impressionante.

Mas o treinamento é apenas um primeiro passo: também queremos ajudar com o que vem em seguida, ou seja, a busca por um emprego. Com o certificado em mãos, os participantes podem dividir suas informações e currículos diretamente com algumas das maiores empresas do Brasil, de diversos setores (incluindo o Google), que procuram contratar talentos para suas vagas de TI.

Para garantir o máximo de oportunidades às brasileiras e aos brasileiros, o Google.org doou R$ 4,5 milhões para a Junior Achievement Brasil, que oferecerá bolsas integrais de estudos para 2 mil jovens do país completarem o Certificado de Suporte em TI e ajudá-los com uma formação complementar.

 

3 iniciativas que usam tecnologia para transformar o Brasil

Mudando o jogo para as mulheres

Um dado triste sobre o mercado de tecnologia é que ele ainda apresenta uma enorme desigualdade de gênero. De cada dez candidatos a uma vaga nessa área, apenas uma é mulher. Mas você sabia que, por outro lado, as mulheres são maioria entre os gamers? Ou seja, quem mais está jogando é quem menos está criando. Essa disparidade não faz nenhum sentido.

Por isso, tenho orgulho de apresentar o Change The Game, um desafio de criação de jogos que lançamos para mulheres entre 15 e 21 anos. Além do prêmio às vencedoras, que verão sua ideia virar realidade, as 500 candidatas mais bem avaliadas terão acesso a 144 horas de curso online sobre desenvolvimento de jogos e introdução à programação.

No fim do projeto, teremos dois jogos idealizados por mulheres e 500 jovens treinadas, que com certeza se sentirão mais confiantes para começar uma carreira no mundo do desenvolvimento e da programação. Esperamos que esse programa possa inspirar ainda mais mulheres a abrir seus horizontes de possibilidades, especialmente em carreiras de tecnologia.

 

3 iniciativas que usam tecnologia para transformar o Brasil

Oportunidades como essas, de se capacitar, de se desenvolver e de ver a vida se transformar, precisam ser estendidas e disponibilizadas para todo mundo. Isso inclui pessoas que estão completamente à margem, tanto da nossa sociedade quanto das transformações que estamos vivenciando.

O tempo todo descobrimos novas possibilidades de transformação que a tecnologia traz para as pessoas. Esses programas provam que estamos convencidos de que quando a tecnologia inclui, ela possibilita que qualquer pessoa realize o máximo do seu potencial.

Susana Ayarza, Julho de 2019

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat