Conforme o mercado de aplicativos móveis cresce, as empresas tentam buscar cada vez mais atrair a atenção dos clientes e consumidores. Foi a partir dessa necessidade que nasceram os bots no Facebook.

É natural que as empresas busquem estar onde seus consumidores estão e é aí que o Facebook entra. O Facebook divulgou que chegou ao número de 1,94 bilhão de usuários ao final do mês de março. Não da para fechar os olhos para esse número, é mesmo necessário buscar formas de estar visível para esses usuários.

Os bots no aplicativo Messenger do Facebook tem o potencial de transformar o modo como as pessoas se comunicam com as marcas. Eles prometem agilizar as interações entre empresas e clientes, além de automatizar processos de vendas que antes precisariam de mediação de usuários.

Os Bots como os novos aplicativos

No início, os bots foram classificados como simples trocas de texto, algo mecânico, mas isso mudou. Os chatbots já são capazes de aprender sobre preferências e comportamento do usuário, tudo isso graças a inteligência artificial.

Os bots também são mais fáceis de instalar se comparados aos aplicativos, já que é só abrir o aplicativo de mensagens, localizar o bot e começar a conversar. Além do mais, aplicativos de mensagens possuem níveis de engajamento muito maiores que a maioria dos demais aplicativos. Eles ainda são mais rápidos e permitem a criação de mais interação entre as diversas funcionalidades.

Empresas que já estão investindo no Bots do Facebook

ShopFácil

Em parceria com a Visa, o ShopFácil.com que pertence a Organização Bradesco, lançou o primeiro robô capaz de interagir com os usuários através da tecnologia Chatbot no Messenger do Facebook, se tornando a primeira empresa brasileira de varejo a oferecer a comodidade do usuário efetuar compras através do Facebook.

Basta o usuário enviar uma mensagem no Messenger da página do ShopFácil que o robô inicia a interação, com um atendimento ágil, oferecendo produtos e inclusive promoções. O usuário consegue realizar a compra sem sair do aplicativo.

Finalizar uma compra dentro do próprio Messenger do Facebook proporciona uma experiência diferenciada e completa aos usuários, já que assim o usuário recebe ofertas e descontos exclusivos baseados no seu próprio perfil e suas consultas de preços. É como se ele analisasse o perfil de cada cliente e depois oferecesse produtos que provavelmente seriam do interesse de cada um.

Visa

Em parceria com a startup Smarters, a Visa lançou no início deste mês o bot que ajuda os usuários a resolver problemas financeiros e tira dúvida sobre investimentos.

Para interagir com o robô, basta acessar a página Finanças Práticas no Facebook e enviar uma mensagem que o robô entra em ação e começa a interagir com o usuário. As respostas são dadas na hora e o diálogo é praticamente guiado pelo robô, que disponibiliza opções a partir do que o usuário buscou saber.

E assim como os demais chatbots, o da Visa também vai ampliando seu banco de dados para melhores respostas a partir das perguntas que vão surgindo pelos usuários. Ele basicamente aprende com o tempo.

Alcoólicos Anônimos

O Alcoólicos Anônimos em comemoração aos 70 anos no Brasil, lançou o “Amigo Anônimo” no Facebook Messenger, um robô que visa contribuir na recuperação dos dependentes do álcool.

O Amigo Anônimo surgiu em parceria entre a agência J. Walter Thompson Brasil e uma equipe da própria rede social. E de acordo com a agência, em apenas 48 horas no ar, a página teve mais de 70 mil acessos, 20 mil curtidas e a busca por ajuda chegou a 1300% através dos e-mails.

Qualquer um pode conversar com o Amigo Anônimo através da página no Facebook.

UOL

No ano passado o portal UOL lançou o UOL Esporte, seu primeiro chatbot no Facebook Messenger. Foi o primeiro a criar um chatbot desse segmento no Brasil e a partir deles os usuários passaram a ter acesso a informações sobre jogos, times e as olimpíadas.

Assim como os demais bots do Messenger, não é preciso instalar mais nada que o próprio aplicativo, o que facilita muito para os usuários. Basta acessar o Messenger e enviar uma mensagem ou ainda entrar direto pelo link que o UOL disponibilizou.

Após a conversa aberta, o robô pergunta sobre o time do usuário, o usuário pode responder com o nome do time ou apenas escrever olimpíadas, que o bot se encarregará do resto enviando notícias e o que tiver de mais novo sobre o opção escolhida.

Motoboy

Foi a startup Motoboy.com quem teve o primeiro chatbot brasileiro no Messenger aprovado pelo Facebook. O objetivo do bot é facilitar para o cliente, fazendo orçamentos e pedidos de entregas rápidas em até 9 capitais do Brasil, tudo pelo Messenger.

No chatbot, qualquer usuário é capaz de chamar um motoboy sem sair do aplicativo, rápido e fácil, apenas com a ajuda do assistente virtual.

Banco Original

O Banco Original que é conhecido por investir em tecnologia e ser 100% digital. Ele também já tem seu próprio chatbot no Messenger Facebook.

O bot no Facebook permite que os usuários se comuniquem com o banco de maneira ágil, através de mensagens instantâneas. É possível solicitar serviços e tirar dúvidas sobre diversos assuntos, como segurança, tarifa, conta corrente, cheques, caixa eletrônico, cadastros, PicPay, como se estivessem conversando com um amigo, mas abrangendo todas as funções que um SAC pode realizar.

O bot foi desenvolvido pela área de inovação do próprio banco e tem o objetivo de tornar o atendimento mais eficiente e pessoal, garantindo a satisfação dos clientes, somando qualidades humanas e tecnológicas.

Os bots estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e estão assumindo um papel fundamental para os usuários que procuram cada vez mais praticidade , respostas rápidas e soluções objetivas.

Se você tem uma marca e valoriza a experiência dos usuários, mas ainda não está inserida nessa Nova Era dos Bots, já há a real necessidade de buscar meios para se adequar as evoluções tecnológicas.

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